6 de nov. de 2019

Arcanos Menores do Tarô

Os quatro naipes do Tarô
Os quatro Naipes do baralho comum e do Tarô estão relacionados aos quatro elementos sendo de grande importância em sua linguagem simbólica, para chegarmos a uma série de conclusões do nosso cotidiano. Nas cartas estão ocultos inúmeros significados e interpretações. Waite foi o primeiro a acrescentar desenhos simbólicos às cartas do seu baralho; antes elas apresentavam a forma tradicional que conhecemos no baralho comum de cartas de jogar. Os Arcanos Menores se subdividem em quatro fileiras, sempre com uma sequência que vai do Um (ÁS) ao Dez e cada Naipe corresponde a um elemento e sua definição seria Copas ou Taças; Ouros ou Moedas; Espadas ou Gládios e Paus ou Bastões, relacionados com a Água, a Terra, o Ar e o Fogo.
Também fica evidente a correspondência entre o Tarô Mameluco e os Arcanos Menores. E quem são os Mamelucos? Eles foram membros de antiga milícia turco-egípcia, formada por escravos caucasianos. Durante muitos anos na Idade Média, o uso dos Arcanos Menores trazia para a Aristocracia Europeia um mero prazer como jogos de azar e com o tempo foi se utilizando no exercício mental para o jogo de adivinhação. Esses Arcanos são um conjunto de 56 cartas divididas em quatro grupos de quatorze lâminas. Cartas numeradas e quatro figuras humanas, denominadas as figuras da corte. Reis, Rainhas, Cavaleiros e Valetes. Os Arcanos Menores não têm o mesmo significado simbólico e arquetípico encontrado nos Arcanos Maiores, mas são ricos em imagens muito significativas que expressam as situações da vida diária. As figuras da corte representam pessoas que desempenham determinados papéis ou tipos, que resultam dos nossos condicionamentos.


Os formatos das primeiras cartas dos mamelucos


Copas - tem como símbolo o cálice representado por uma taça Bizantina. Está relacionado com o elemento Água, que denomina os sentimentos e as emoções.

Ouros - tem como símbolo uma moeda cujo nome é " Dirahm" (antiga moeda Árabe), nos baralhos modernos o seu formato é de um diamante. Está relacionado ao elemento Terra, que denomina a percepção e a matéria.

Espadas - tem como símbolo uma espada curva que era utilizada pelos Árabes, Turcos, Persas e guerreiros muçulmanos, na forma de um S negro. Está relacionado com o elemento Ar, que denomina a função do pensamento.

Paus - tem como símbolo um taco de jogo de Pólo, sendo que nas cartas dos baralhos espanhóis e italianos, sua forma é de um porrete em formato de uma clava. Está relacionado com o elemento fogo, que denomina a intuição e o espírito.

As Figuras da Corte do Tarô

Na maioria dos baralhos, as Figuras da Corte estão dispostas numa configuração patriarcal, isto é, a figura principal é o Rei, ao redor do qual as outras cartas se articulam: sua mulher – a Rainha, o filho de ambos e o herdeiro do trono – o Cavaleiro e o Valete.
Essas figuras fornece a multiplicidade das possibilidades de combinações e de interpretações oferecidas pelas cartas do baralho do Tarô. São jogos ou brincadeiras que vivenciamos na nossa existência humana. 



OS VALETES OU PAGEM – representa o potencial, o vir a ser, isso enquanto figura masculina pode ser passivo, mas com o tempo desenvolve uma posição mais ativa, como criança entrando na adolescência. Ele configura: a criança, o filho, o jovem, o irmão, o moço, o estudante e a ambição.


OS CAVALEIROS DA CORTE – O Cavaleiro é o fim da preparação para um reinício breve. É um momento de identificação no desenvolvimento humano, é o jovem e a luta para o crescimento físico e espiritual. Procura firmar-se e estabilizar-se, como na literatura inglesa, seria LANCELOT – O Cavaleiro do Rei Arthur. Os Cavaleiros dos quatro naipes representam uma energia volátil e o espírito jovem indomável que nos leva a explorar e experimentar uma determinada esfera da vida.


OS REIS DA CORTE - Os Reis dos quatro naipes representam as qualidades dinâmicas expansivas e assertivas daquele determinado naipe. Eles são as figuras masculinas utilizando a total energia nessa esfera da vida. Reúnem em si os princípios ativos, as atitudes as coisas que se impõem. Pode ser configurado: o marido, o pai, o amigo, o amante, o homem que desperta interesses ou são interesseiros, é o adulto.


AS RAINHAS DA CORTE OU DAMAS – As Rainhas representam o princípio feminino tanto se impõem quanto recebe imposições, por serem fixas e únicas dentro de cada naipe. Geralmente são ambíguas em suas interpretações. Estão configuradas: a esposa, a mãe, a amante, a irmã, a mulher nas quatro fazes da vida. As Rainhas representam as características estáveis e acolhedoras no naipe.

Os Arcanos Menores não têm o mesmo significado simbólico e arquetípico encontrado nos Arcanos Maiores, mas são ricos em imagens muito significativas que expressam as situações da vida diária.

                 As Figuras de Copas
PAGEM DE COPAS - representa e inicio de algo no plano afetivo, um novo relacionamento ou uma nova perspectiva emocional de um mesmo relacionamento. Curioso e muito criativo, mas o seu maior risco é o da superficialidade e do comportamento social afetado. Ele é o filho, ou a filha, o poeta, o ator, o amante e o trovador , que transforma seu amor em uma dádiva. O primeiro amor.
Ele anuncia uma gravidez, sua ação consiste em dar forma, em materializar sentimentos e emoções. É o feminino na contemplação e masculino na ação. Esta figura também pode dar a indicção de homossexualidade ou bissexualidade.


Negativo - imaturidade, insegurança, não ser lavado a sério, o dependente dos pais, jovem não confiável, emoções sufocadas, o trapaceiro dotado de muito charme e fantasia, a timidez.




CAVALEIRO DE COPAS - representa a mágica dimensão do amor. Ação de certas faculdades que nos conduzem ao conhecimento da verdade. É a manifestação fogosa de nossas emoções, a paixão. É aquele amor que se apresenta como nossos amantes e nossos filhos.
Ele é o amante que está chegando, o amigo bem intencionado que vem para ajudar, ele não sabe se sua taça está cheia ou vazia, mesmo assim ele gosta de dar e receber. É a figura que acredita nas coisas, além de ter profundas convicções religiosas. O devotado e buscador do Santo Graal. Ele indica que algo está chegando no caminho do amor. O romance está próximo.


Negativo - o ciumento, o rejeitado, o mulherengo, o rival, o adultero, homem que engana mostrando-se confiável, o eterno solteiro.





REI DE COPAS - é a imagem do homem sensível e responsável, aquele que possui a bondade e compaixão, que consegue curar as feridas dos outros, mais que não consegue curas suas próprias feridas do coração. Ele coloca o relacionamento humano e o amor acima de qualquer coisa. Embora como Rei ele transmite ser duro e inflexível, mais sabe sabe ser ouvinte e conselheiro. É aquele que procura ajudar com suas palavras e gestos de carinho. Ele representa o artista bem sucedido, o psicoterapeuta, o escritor profissional, ele acaba transformando seu poder num grande espetáculo. Ele representa a homossexualidade masculina.


Negativo - homem desconfiado nos relacionamentos, o solitário, instabilidade emocional, caráter duvidoso, homem que mantem duas famílias sem uma ter noção da outra, passional e extremista.




RAINHA DE COPAS - representa a mulher misteriosa, enigmática e virtuosa., não necessariamente sedutora, mais um tanto perturbadora. Ela é a expressão dos sentimentos mais profundos das fantasias do inconsciente. Waite descreve a taça que ela segura nas mãos como sua própria criação.
Bela, encantadora, sonhadora - como quem vê visões em uma taça, esse é um dos seus aspectos, a clarevidência. A Rainha simboliza a família, como também a amante, a mulher fatal e vaidosa que não sai da frente de espelhos, a mãe jovem e amorosa, a vidente que examina sua bola de cristal. O mais importante da Rainha é que ela une a conscientização ao sentimento, age sempre pelo amor a expressão da espiritualidade e sensualidade.


Negativo - a rival, a adultera, ciumenta, mulher falsa, é capaz de usar seus encantos para garantir seu objetivos, inteligência limitada, submissa, dificuldades de engravidar, se mostra frágil para se dar bem.

As Figuras de Ouros
PAGEM DE OUROS - representa a energia a ser utilizada na realização de projetos materiais e para preencher as necessidades do corpo. O pagem de Ouros começa a se conscientizar e a encarar as próprias necessidades eróticas. Ele também aparece em uma jogada significando a entrada de pequenas quantias em dinheiro que devem ser poupadas, como também o dinheiro inesperado. Indica como um passa tempo que pode se tornar um trabalho definido e lucrativo. 
É a característica do estudante, discípulo; aquele que medita. Vive sempre no momento presente, espantado com a beleza que o rodeia.
É belo, espiritualista e rico, mais possui um excesso de pureza que as vezes pode ser perigoso. É a criança ou jovem, o filho, o irmão, e as mensagens...


Negativo - as más companhias, criança ou jovem interesseiro, falta escrúpulos, arrogância, teimosia, o materialista, más noticias sobre negócios.


CAVALEIRO DE OUROS - representa o trabalho braçal, como também o emissário, aquele que realiza as coisas. Ele é capaz de aceitar quaisquer tipo de tarefa com firmeza e serenidade. Pose ser o operário ou o camponês, aquele que ara tudo. Ele dá a impressão de que teme de ser derrubado de sua montaria. Simbolo da abundância, sendo o aspecto fogoso da terra e sua relação com ele é puramente energética. o próprio caçador de fortunas
É o consultor financeiro, o trabalhador humilde, amigo fiel e pessoa de caráter, o agricultor, o vendedor, a chegada de um bom emprego.


Negativo - trabalho ilícito, pessoa que só pensa em dinheiro e sexo, o desempregado, trabalhos de pouca duração ou temporários, pessoa muito crítica, amizade desleal, desconfiado.





REI DE OUROS - É a imagem da ambição humana, representa a inspiração ao sucesso, ao status elevado e a realização material.
Ele é o simbolo de desejo e poder. Está relacionado com o pai bondoso forte e poderoso possuindo as qualidades certas para exercer a liderança e autoridade. O Rei de Ouros é aquele que tem o toque de Midas ( onde ele toca tudo se transforma em ouro) representando o home bem sucedido, rico e senhor de si mesmo. Ele possui tudo e goza dos prazeres decorrentes disso. O Rei possui o equilibro físico, emocional, é aquele que se preocupa com o futuro e acumula riquezas para se garantir.


Negativo - desonestidade, avareza, ambição desmedida, pessoa corrupta, tirar proveito dos outros, pessoa interesseira, ânsia pelo poder e inescrupuloso.




RAINHA DE OUROS - representa a resistência e estabilidade da terra, muito embora a sensualidade não seja suficiente para preencher uma vida. Ela é o que nos ensina a preservar os recursos materiais estabelecendo condições de vida segura. A Rainha de Ouros é a primeira-dama, mostrando uma abundância de riquezas internas e externas. Está feliz e em paz. Simboliza a mulher forte, generosa, sensual, autossuficiente e esforçada, está disposta a se render aos prazeres eróticos. Nela está presente  a fertilidade, fecundidade, passividade e receptividade.


Negativo - mulher má, ambiciosa e interesseira ao extremo, manipuladora, frívola, depravada, promiscua, egoísta, ganha a vida com o corpo, exploradora, casa-se por conveniência, usa de sua sedução para conseguir o que quer.


As Figuras de Espadas
PAGEM DE ESPADAS - é um arcano altamente ambivalente, cujo potencial infantil assimila o início do pensamento independente e verdadeiro.
É o momento de nos encontrar-mos  com a curiosidade e a predisposição maliciosa para a fofoca, mexerico e intrigas dos outros. São as pequenas disputas, sua espada na mão tanto pode construir como destruir. Esta figura começa a sentir os primeiros problemas da vida, nunca está seguro do que quer e vive em conflito entre o amor e o ódio.
Se rebela contra o estudo está sempre num dilema e nunca chega a fase adulta, permanecendo sempre nessa atitude básica e de covardia.
Mesmo assim ainda pode promover novas ideias e o uso da mente.


Negativo - Jovem ou criança problemática, agressividade, rebeldia, o inimigo oculto, o espião, as discussões, delinquência, o psicopata, as traições.


CAVALEIRO DE ESPADAS - este é o arcano lutador, extremamente atraente por seu brilho, valente e destemido, mais também muito frio e insensível. Tem a tendência a romper laços afetivos mesmo que tenha que magoar uma pessoa ou várias, ao mesmo tempo em que se lança em novas conquistas. O cavaleiro de Espadas é o participante das cruzadas, aquele que diz "não". Ele é agressão e ataque e está disposto a matar ou morrer.
Ele pode indicar a concepção de uma nova ideia ou projetos eliminando padrões e formas de pensamentos.  Indica uma mudança repentina na vida que pode trazer inquietações e rompimentos.


Negativo - homem violento, perdas de irmãos, problemas com o pai, brigas, imprudência, calúnias, pessoa mercenária, oponente feroz, morte por acidentes ou na carreira militar, o bandido, rival perigoso, egocêntrico.



REI DE ESPADAS - ele é a dimensão dinâmica, indicadora e organizadora do elemento Ar. É o homem astucioso e de princípios, embora não sejam muito arraigados, o que faz agir a sua própria lei do que a lei dos homens. Sua bondade é fria e vem de uma resposta emocional verdadeira. É um estrategista brilhante, um negociador e um grande manipulador. Possui facilidade de sedução, mais jamais permite ultrapassar os limites do sexo.
Nele a autoridade se estabeleceu através da violência e todos os padecimentos que passou com a Rainha foram esquecidos. Sua espada está pronta para entrar em ação e a utiliza com muita energia transformando-a numa ameaça clara e visível.
Figura paterna enérgica e controladora - o juiz - o policial e o professor: é o responsável em todos os setores nos quais existe um poder institucional.

Negativo - ditador, frio, calculista, adversário perigoso, o mal politico, corrupto, aproveitador, cruel, arrogante, solitário, oportunista, intransigente e malévolo.

RAINHA DE ESPADAS - é a figura nobre e magnificente, a caçadora, mais  frustrada no amor por causa de seus ideais. É fria e todas as conotações eróticas são banidas e desvalorizadas. Ela possui uma identificação com o aspecto masculino da mente.
É a viúva amargurada, a esposa briguenta mais também é a educadora, a mãe forte, idealista e a empresaria de sucesso. Tem sempre um propósito formado antes da realização. É a mulher que foi obrigada a aprender as coisas a custa de muita luta e sofrimentos que não consegue se esquecer disso. Faz de sua espada na mão um símbolo de poder como se fosse intocável.
A Rainha é a protetora, corajosa, autoridade equilibrada com inclinação para a medicina, religiosa e se entrega em seus ideais.

Negativo - mulher severa, abusa de sua autoridade, rígida, fria, agressiva, causadora de discórdias, calculista, a falsa puritana, ciumenta, inimiga, brigas entre mulheres e impiedosa.

As Figuras de Paus
PAGEM DE PAUS - representa os primeiros lampejos de uma ideia, uma espécie de mensageiro ou anunciante, É uma carta de procedimentos rápidos, manifestado por inquietação, uma vaga sensação de insatisfação no trabalho que pode expandir a vida de alguma forma. Ele é o viajante na vida, aquele jovem que descobriu sua energias, o amante erótico, o dançarino, o músico. Simples e justo; uma pessoa pragmática e com senso prático. Um narcisista que tem grande admiração por si mesmo. Esta figura representa a formação da personalidade e o processo de avanços, e limites impostos para a formação da personalidade. Significa as surpresas, os milagres, as boa aptidões. Ao lado da Rainha, indica êxito absoluto.


Negativo - um rival no amor ou no trabalho, a pressa, ansiedade, egoísmo, trabalhos infrutíferos, paixões passageiras, obstáculo e advertência.
CAVALEIRO DE PAUS - neste arcano encontramos com a dimensão efervescente e volátil do elemento Fogo, que está em movimento e buscando novos desafios, são as qualidades exuberantes e aventureiras. Ele é o Cowboy, o atleta competitivo e está pronto para sair em disparada com seu cavalo e precisa ser controlado. O navegante ousado, traz o enfrentamento de coisas novas e sedutoras, deve-se tomar cuidado para não cair em armadilhas. Vive com liberdade, é vigoroso, sensual e aquele que vai a luta. É o buscador espiritual com o intelecto e com o potencial mistico e intuitivo.


Negativo - o mentiroso, egocêntrico, as armadilhas, a fuga, o adultério, o abandono, não confiável, a luxúria, o exibicionismo, o intolerante, as traições e o duas caras.
REI DE PAUS - significa a nobreza inata e a força interior, é também um estrategista e um moldador de fatos. Ele possui a visão antecipada das coisas, como também a firmeza para manifestar seu ponto de vista. O rei de Paus é a configuração do herói fascinante e verdadeiro, embora seja dominador e ardoroso. Representa o espírito de liderança, a crença, o que pode gerar novas ideias e promover mudanças da própria vida. Ele é o homem do campo, um líder, o bom e confiável pai de família, o parceiro sério e honesto. Seu poder foi adquirido pelo mérito e pelo trabalho, sendo o emblema da proteção de pessoas altamente bem colocadas.


Negativo - dominador sufocante, impaciente, complexo de divindade, o mau marido, machista, adultero inveterado, ciumento com as mulheres e família, o egoísta.




RAINHA DE PAUS - nesta figura encontramos a dimensão estável, leal e vivificada do elemento fogo, que aquece, protege e inspira. Ela simboliza a fidelidade e a força da imaginação para manter objetivos. É o modelo de mulher de verdade e de personalidade marcante, mantendo-se forte e segura. Demonstra um ar de superioridade natural, está firmemente ancorada em seu corpo e se mostra receptiva. Ela é capaz de amar e ser fiel ao homem amado, ao mesmo tempo em que é ingênua. Mulher criativa e independente indicando as oportunidades em prol de um resultado satisfatório. Oferece aconchego e a nutrição espiritual com uma mediunidade latente vinda do berço.


Negativo - mulher adultera, autoritária, ciumenta, possessiva, problemática, formadora de intrigas, mesquinha e gosta de futilidades, inconstante, espera muito dos outros e egoísta.