31 de out. de 2019

Os Arcanos Maiores do Tarô

Esses arquétipos são conhecedores da vivência humana... traz o autoconhecimento e nos dá o caminho para vivermos melhor. O conselheiro e o espelho da vida.


ZERO - O LOUCO - (A AVENTURA) - É o Arcano sem numeração, podendo vir primeiro ou após a vigésima primeira carta. Símbolo da inocência, da inconsequência, do indefinido universal, representando o desprendimento material que impulsiona as possibilidades do desconhecido para a total liberdade. É o desenvolvimento da criatividade, o entusiasmo para sempre recomeçar, que permite atravessar alegremente as etapas que conduzem à perfeição. Simboliza a inteligência divina e a fecundidade no plano físico, sendo a eterna escola da vida. Representa o campo das possibilidades e abre portas para o salto existencial.

No negativo - Acentua a irresponsabilidade, a falta de ação, a queda da autoestima e a loucura.

Conselho – Rever os valores, para ter condições de reinventar sob novos parâmetros. Buscar a felicidade com coragem, ousadia e liberdade.


I - O MAGO - (O INÍCIO) - É a primeira carta do Tarô, representando a ação da inteligência influenciando as pessoas, figura que guarda um travo romântico. É a própria evocação das potencialidades artísticas, manipuladora das circunstâncias que representam o homem. Significando a ciência e a iluminação. Fruto de todas as ações ativas e passivas universais, facilidade de combinação e apropriação dos elementos do espírito. É o próprio ilusionista caracterizando objetivos e os fenômenos do mundo sensível. Este Arcano tem os recursos de impulsionar a transformação. Seus elementos simbolizam os quatro elementos e suas respectivas funções psíquicas.

No negativo - Este Arcano inspira a mistificação, o engano e o egocentrismo.

Conselho – Ele inspira a usar todo potencial que estiver à disposição e os dons naturais para iniciar e concretizar os projetos.

II - A SACERDOTISA OU PAPISA - (A INTUIÇÃO) - Este Arcano representa a sabedoria tranquila e corresponde à natureza fecunda, santificada, trazendo em si mesma a potência cósmica da produção. Induz ao companheirismo e ao equilíbrio de sentimentos. É a matriarca, o próprio mistério, a intuição, o segredo, a criação de realidades ilusórias - Possui a ambiguidade e vínculos com o poder particulariza a sabedoria tendente à espiritualidade e o domínio as paixões através da inteligência. É associada a divindades como a deusa Ísis ou a Virgem Maria. Encarna o princípio passivo e receptivo feminino. Marca a polaridade primordial de luz e trevas, sol e lua e etc.

No negativo - Ela conduz à violência disfarçada, a fraqueza de caráter e o poder através da magia.

Conselho – Purificar o coração e usar a intuição para compreender a situação que se apresenta. Não racionalizar e esperar com calma.

III - A IMPERATRIZ - (A REALIZAÇÃO) - É a força feminina que seduz e fecunda, esta carta define um conjunto harmonioso de poder e da sensualidade. Organização de possibilidades produtivas e evolutivas. A Imperatriz significa a potência passiva do mundo enquanto matéria. É a esperança e equilíbrio trazendo a solução de problemas pendentes. É o uso equilibrado dos recursos financeiros - Potência de ação irresistível e contínua, a feminilidade e fecundidade do homem para suas criações. Vinculada à natureza, simboliza o aspecto criativo do feminino, identificada à mulher de hoje. Ela é a inspiração e o amor, mas procura administrar a emoção por meio da razão.

No negativo - Pode gerar a infidelidade, sentimento exagerado de posse e egoísmo.

Conselho – Ter confiança em si e na sua inteligência, manter o autocontrole.


IV - O IMPERADOR - (O PODER) - Esta carta simboliza o poder paterno, a ação concreta de realização. É a autoridade impondo a razão sobre os sentimentos, no plano individual e social. Ela representa as energias materiais, o ponto de apoio da sabedoria. Este Arcano está ligado às ações práticas e conselhos úteis. Inteligência equilibrada não indo além do plano utilitário. É um empreendedor e possuidor de forças e bens passageiros. Figura de proteção, segurança e limites. Mostra a importância de defender territórios, tomar posse do que é seu e atuar com disciplina. Ajuda na definição de estratégias certeiras para concretizar metas. Juntos, a Imperatriz e o Imperador completam o ciclo de possibilidades da matéria. Ela a potência passiva. Ele a potência da matéria ativa. Ela faz transparecer a evolução. Ele a realização plena.

No negativo - Indica a vaidade, abuso do poder, frieza e crueldade.

Conselho – Ser persistente, esta carta ajuda a obter a autoridade. Lute pelo seu espaço.

V - O HIEROFANTE - (O CRIADOR E O HOMEM) - Este Arcano representa a autoridade divina e moral. Rege a disposição espiritual e a responsabilidade. A obrigação de restringir suas ações à submissão às leis e aos ensinamentos divinos - a aceitação de ensinar e julgar com equidade. Equilíbrio, revelação de segredos, vocação religiosa e científica. Sentimento forte e afeição sólida. O Hierofante é a forma ativa de inteligência, proporcionando soluções lógicas, ele personifica o próprio sacerdote, a respeitabilidade e uma conexão com Deus. Também chamado de “O Papa”, marca a primeira etapa da transcendência. Ele traz a força espiritual, impondo o respeito aos bons costumes.

No negativo - O desvio da conduta moral, à perversão ao dogmatismo e a falta de fé.

Conselho – Busque o senso de orientação interna, ele ajuda a ordenar as ideias e a criar regras práticas para colocar a vida em ordem.

VI - OS AMANTES - (A DECISÃO) - Este Arcano também chamado de “Os Enamorados” representa o amor e a atração sexual, significa a fusão entre o espiritual e a matéria, emanando os desejos materiais. A união entre amantes e a dúvida entre dois caminhos. É o sentimento do amor físico intensificando o amor espiritual. Atração pela beleza e pelas formas plenamente realizadas. Esta carta está marcada pelo desejo que incita o homem a se unir ao geral e ao universal. Trata-se da liberdade de escolha. É um Arcano que nos ensina a integrar a razão e a intuição, a ter confiança e também desapego. Representando os encontros amorosos, a vida extraconjugal e as opções.

No negativo - Pode gerar emoções descontroladas, decepções amorosas, separações e deslealdade.

Conselho – Depois de refletir, decida sem medo e a energia voltará a fluir.


VII - O CARRO - (A DIREÇÃO) - Este Arcano simboliza o triunfo e a segurança, traz consigo toda a carga benfazeja do número sete, significando a mudança de uma situação, o controle de tudo. É o símbolo da vitória e de uma conquista. Esta carta expressa à força material e a ação exercida pelo homem sobre a terra. Representando as viagens, o êxito e a rapidez, são as competições sempre vencidas. É a busca do progresso e da eficiência na ação direta, que impulsionam o homem e o obrigam a um permanente movimento, indica a agilidade, saúde e resistência, é o conceito de direção e a meta. A carta mostra que as rédeas da vida estão nas mãos, as rodas e os cavalos são puro impulso. Define os objetivos para alcançar o sucesso.

No negativo - Possíveis derrotas, submissão à vaidade e a falta de direção.

Conselho - Assumir a responsabilidade pelos atos, não perder o foco e usar de habilidade para atingir as metas.

VIII - A JUSTIÇA - (O EQUILÍBRIO) - Este Arcano para Waite está com o número Onze em seu baralho. Indica a decisão equilibrada, o bom caráter, representando a justiça cósmica, de origem divina, é imutável, impassível, baseada na inteligência. Trata-se dos deveres e direitos do homem no curso da evolução. A clareza de julgamento, e em casos de demanda, o resultado é um julgamento justo. O uso da sabedoria na avaliação das coisas, significando a ação direta em sua plenitude originada pelo trabalho interior. Os atributos principais são a ponderação e imparcialidade. No Tarô a Justiça não tem os olhos vendados, é preciso ver as coisas como são. É positiva, mas dura: impõe o fim das ilusões e sem sentimentalismos. É o julgamento imposto pelo homem por sua consciência profunda. Retratando os papéis, os documentos, as leis e o próprio trabalho.

No negativo - Gera as dificuldades em todas as coisas de forma imparcial, a falsidade e a severidade cruel. Na área afetiva indica possível separação.

Conselho – Promover as mudanças necessárias na vida com cautela e cabeça fria.

IX - O EREMITA - (A INTROSPECÇÃO) - Este Arcano representa o recolhimento para reflexão, nesta carta o amor encerra a vida a e luz. Diferentemente da carta do Hierofante, a sabedoria deste velho não se encontra em livros, e sim no silêncio e na solidão. Pede que busquemos o significado da vida dentro de nós e não fora. É a prudência retratada na matéria, o uso da sabedoria obtida pelas experiências vividas e são as decisões amadurecidas. Este Arcano pede a calma e a meditação, que se faz necessária para a concretização de um trabalho efetivo. Simbolizando o homem em busca da iluminação e da verdade, com paciência e a evolução espiritual através da luz que sua lanterna projeta.

No negativo - Traz a irritação, a teimosia, a intolerância e o apego ao passado.

Conselho – A meditação e a paciência serão aliadas importantes na busca do autoconhecimento.

X - A RODA DA FORTUNA - (AS MUDANÇAS) - Este Arcano trata os altos e baixos que o destino oferece, é a própria evocação de todas as possibilidades humanas. Representando um novo ciclo para o homem, gerado do ciclo anterior. Tal postura nos ajuda a respeitar o final de um ciclo e aguardar o próximo.  É a consumação da vida com suas chances de ascensão e queda. A Roda apresenta as três fazes a que estão sujeitos todos os seres da criação.
A primeira parte, representando a queda ou fase instintiva de adaptação à vida física. A segunda parte no outro lado da carta mostra o estágio de evolução. Tudo é cíclico e passageiro.
A terceira parte superior da carta é o julgamento da justiça inelutável e da força divina que orienta o aperfeiçoamento dos seres. Acompanhado de outros arcanos, aconselha o indivíduo a estar atento aos momentos favoráveis e aproveita-los ao máximo.


No negativo – Mudanças repentinas, o carma, decadência e instabilidade.

Conselho – Deixar o destino fluir, não tentar impedir as mudanças que se fazem necessárias no momento.

XI - A FORÇA - (A ENERGIA) - No baralho de Waite, é atribuído o número Oito a esta carta. É um Arcano que retrata a vontade de vencer toda e qualquer situação, simbolizando o poder de agir com controle e responsabilidade. É a própria capacidade de sufocar o instinto e deixar fluir a sabedoria. O espírito domina a matéria, proporcionando o poder da conquista e o fruto de energias acumuladas, o dom de persuasão e o uso ponderado das funções sexuais. Representando as lutas e a vontade de vencer, o homem domina as suas forças sem se deixar vencer por elas. Esta carta dá a grande capacidade e discernimento na avaliação do falso e do verdadeiro, do útil e do inútil. Mediadora do ego consciente e as pulsões inconscientes, alerta que é preciso ter atenção.

No negativo - A indiferença à estagnação, atitudes impensadas e a manipulação prejudicial dos sentimentos dos outros.

Conselho – Manter o autodomínio e usar a energia instintiva com inteligência e sutileza.

 XII - O ENFORCADO - (A PROVA) - Este Arcano representa a capacidade de aceitação, compreensão dos problemas, significando uma pausa ou suspensão do trabalho evolutivo. Simbolizando o apostolado e o sacrifício por um bem maior. Indica que todos os seus atos no plano material se refletem no plano espiritual. É o destino, com possibilidades de transformação; a impotência momentânea para a ação. As experiências trazidas por este Arcano são dolorosas, pois exige o sacrifício do ego. É uma carta da espiritualidade que ajuda a desenvolver a aceitação. Não se deve agir como mártir.

No negativo - Gera a revolta contra os obstáculos, ceticismo, a fuga da realidade e a estagnação.

Conselho – Não fazer nada, é hora de meditar, orar e resignar-se diante do destino.



XIII - A MORTE - (A TRANSFORMAÇÃO) - Este Arcano representa o fim de um ciclo para que outro tenha início, a carta está envolvida pelo sentido de fatalidade, onde a desilusão e renascimento da crença se alteram na renovação das ideias, gerando as transformações. Ela indica a passagem para o outro lado da vida. Mudança nos estados de consciência, abrindo novas possibilidades. Também está conduzindo a um reino de luz, onde as portas se abrem com o desaparecimento do corpo físico. É o triunfo da eternidade. A carta aponta para mudanças conscientes e lembra que a dor faz parte da vida – não há motivo para drama. Algo morrerá, sim, mas não se trata de morte física.

No negativo - Pode indicar um rompimento de uma união ou situação, uma perda ou um corte e a morte física.

Conselhos – Eliminar velhos hábitos, ideias e relações que impedem o florescimento. É o processo de cura para o crescimento.

XIV - A TEMPERANÇA - (A MODERAÇÃO) - Este Arcano traz a tranquilidade e adaptabilidade às circunstâncias, simbolizando a concentração de possibilidades para o eterno movimento das energias da matéria.  Esta é a carta da maturidade e da proteção espiritual. Ao verter água de um jarro para outro, o anjo tempera sentimento e razão, mesmo quando tudo parece parado, essas energias estão se acomodando. Ela está ligada à virtude de quem domina as paixões. Revela também o espírito conciliador, com grande capacidade de se adequar as ocasiões que surgem, ausência de preconceitos no julgamento dos atos humanos. É uma carta de caráter tolerante e moldável para adaptar-se às adversidades e transformações, persistindo na busca da felicidade. União bem-sucedida e os bons relacionamentos.

No negativo - Indica o espírito retraído, a falta de comunicação e conflitos insolúveis.

Conselho – Procurar adaptar-se as exigências do momento, aceitar as imposições do tempo e apenas esperar.

XV - O DIABO - (O BEM E O MAL) - Este Arcano revela o princípio da atividade espiritual, simbolizando a evolução no sentido da concretização da riqueza e triunfo. É uma das faces da origem divina no reino das trevas. Representa a saúde física, o bom desempenho sexual, as paixões, o sucesso nos negócios e a esperteza. A transgressão da moral cósmica e do império dos instintos. É o ponto de equilíbrio entre as reservas do bem o do mal. Possui o magnetismo e o poder oculto. É o hermafroditismo. Se não fosse o Diabo, estaríamos no paraíso, mas não teríamos provado os frutos da Árvore do Conhecimento. Lembrando que o outro nome bíblico do Diabo é Lúcifer, que significa: “a luz se fez”.


No negativo - representa a luxúria, o egoísmo, a vidência, condução desonesta, vícios e as fraudes. Desempenha o pensamento humano, que caracteriza como uma força maligna.

Conselho – Apaixone-se pela vida e retire o véu da ignorância. A busca pelo prazer é legítima.




XVI - A TORRE - (A DESTRUIÇÃO) - Este Arcano representa a destruição de tabus, dos preconceitos e o redirecionamento dos valores, da conduta e ações. Traz um significado do progresso humano baseado na construção e reconstrução de tudo que pode ser interpretado como um sinal de libertação. Portanto ela mostra a ruína do fruto de todos os esforços humanos que são inevitáveis. Ela vem eliminando as riquezas, as ambições e ilusões. É necessário o crescimento, a prudência e a sabedoria, traz à lembrança do castigo divino descrito na passagem bíblica da Torre de Babel. Também chamada como a “Casa de Deus”, forças divinas aniquilam a soberba do homem. A sucessão de fatos promovidos por esta carta visa a ensinar que tudo está ligado e nada acontece por acaso.

No negativo - Pode indicar a recusa, a queda gerada pelo orgulho, pela vaidade e inconsciência.

Conselho – Colabore com as transformações e rompa definitivamente com o passado.

XVII - A ESTRELA - (A ESPERANÇA) - A carta da Estrela representa o princípio que rege a harmonia dos mundos, indica que os elementos trabalham a favor do indivíduo. Esta carta nos traz o aconselhamento, a esperança e o princípio ativo da edificação cósmica. Símbolo da pureza, uma mulher nua e totalmente integrada à natureza nos conforta com a sensação de bem-estar. Ela gera a criatividade, promete o sucesso, principalmente no campo das Artes. Na Terra assume a encarnação da mulher, no céu é a fonte da luz e o esplendor. Prenuncia uma aurora de paz, satisfação e amor. É o símbolo da beleza que fascina a todos. Esta carta dá a fé, em qualquer posição que apareça no jogo, indica algo positivo e nos presenteia com uma dose de otimismo.

No negativo - pode indicar a fraqueza de caráter e ingenuidade excessiva, a falta de fé e de esperança.

Conselho – Faça tudo para revigorar as forças, aproxime-se da natureza. Diante dos desafios, mantenha a confiança na vida.

XVII - A LUA - (AS ILUSÕES) - A lua representa os elos invisíveis que unem o plano físico ao plano astral e sugere a reflexão sobre o que nos rodeia. Aconselha a um processo de autoconhecimento e cuidado com as decisões.  Representa o inconsciente e é uma das cartas mais complexas do tarô. A Lua diz que temos de ir além do mundo das aparências e combater os verdadeiros inimigos ocultos. Ela é uma carta que gera a criação imaginativa. É o próprio reino da fantasia e dos sonhos. Penosa conquista da verdade e experimentação de ideias, em que a realidade tende a apresentar-se envolta de roupagens ilusórias. Pode indicar confusão mental e o auto-engano.

No negativo - Aponta para o perigo de vícios e a possibilidade de inimigos ocultos, a mente corre riscos.

Conselho - Aquilo que chamamos de “realidade” podes ser fruto de crenças equivocadas. Para superá-las, empenhe-se no caminho do autoconhecimento.

XIX - O SOL - (A ALEGRIA) - Este Arcano representa a luz sempre presente no homem, simbolizando a energia e possibilidades de associações frutíferas, é o prazer em contato com a natureza; saúde e equilíbrio mental, físico e espiritual. É o elemento de triunfo e de vitória em qualquer situação que se encontre. Indica a sabedoria, vitalidade, proteção divina, prosperidade, clareza de juízo e de expressão, luz e razão. No campo das emoções, são os amores correspondidos e a felicidade completa. Ela nos convida a redescobrir a criança interior, incorporando-a à responsabilidade adulta. Essa reconexão permite entrar em contato com a fonte primordial da energia divina.

No negativo - Pode indicar o abandono e deslealdade, dificuldades de relacionamentos.

Conselho – É hora de se harmonizar e de compartilhar. Essa é a atitude capaz de ativar a luminosa fonte do amor incondicional

XX - O JULGAMENTO - (A RESSURREIÇÃO) - Esta carta significa a submissão do homem a um sentido superior, representando a plenitude e autoconhecimento que se instaura, permitindo novas realizações. Espiritualidade, renovação, atualização do passado e convocação a um estado de purificação.  Um anjo anuncia uma nova ordem divina, Fruto de transformações propiciadas pelos Arcanos anteriores, esta á a carta da imortalidade.  Ela retrata as surpresas e descobertas, esta carta também traz rapidez e força espiritual para promover mudanças. O narcisismo morre e a ressurreição exigirá formas inéditas.  É o uso do livre-arbítrio, rompendo com o que não serve mais e a aceitação do novo.

No negativo - Significa a negação da verdade e o engano nas decisões, a injustiça.

Conselho – Aceitar os novos valores e romper com os que não servem mais. Abrir-se para a vida espiritual e buscar a paz.

XXI - O MUNDO - (O SUCESSO) - Este Arcano representa o fim de uma jornada, ele congrega os quatro elementos e indica a perfeita realização dos nossos ideais, é o conhecimento e aplicação do que se sabe para o bem comum. É o ápice da vida. Esta carta simboliza a perfeição em sentido universal, o triunfo sobre a matéria, o apogeu da evolução e o perfeito equilíbrio dos mundos. Retrata a totalização de tudo e a contemplação das emoções. A relação com a vida muda e a sensação é de plenitude. O ciclo se completa e as experiências foram vividas como dádivas. Podemos mais uma vez, dar a mão ao Louco e começar um novo capítulo. Esta é a carta da dignidade.

No negativo - Ela significa a falta de fé em si mesmo, as dificuldades da vida e a fragilidade física.

Conselho – Finalize o que for necessário, resolva pendências e prepare-se para um novo tempo.



Sonhe através das cartas do Tarô